Funep

Assinaturas digitais e eletrônicas

A Funep implantou o seu sistema de assinaturas digitais e eletrônicas.
O acesso é em https://funep.assinaweb.com.br/

O objetivo principal deste projeto é tornar mais ágil e célere o processo de coleta das assinaturas dos participantes de qualquer contrato, seja de pesquisa, serviço, da realização de eventos, concessão de bolsas ou da inscrição em cursos, enfim, de qualquer contrato ou documento de que participe a Funep.

Essas assinaturas têm plena validade jurídica, tudo em conformidade com o art. 219 do Código Civil Brasileiro e do art. 10, caput e § 2º da MP 2.200-2/2001, de 24-08-2001.

A utilização da plataforma das assinaturas eletrônicas da Funep não requer a compra de nenhum certificado digital, tampouco incorrerá em custos com taxas ou qualquer despesa adicional.

O vídeo a seguir, apresentado pela Assessora Jurídica da Funep, Drª Danielle Riegermann, traz as informações necessárias para o entendimento da segurança jurídica deste processo.

Para a utilização da plataforma siga os passos a seguir:

1º passo:
O signatário receberá um e-mail para confirmação do seu cadastro no sistema de assinaturas. Essa confirmação de cadastro será necessária fazer uma única vez.
Guarde a sua senha.

2º passo:
Assim que o contrato ou o documento estiver liberado e disponível para as assinaturas, o sistema encaminhará aviso, por e-mail e/ou SMS, a todos os signatários envolvidos informando que deverão acessar a plataforma para ler, tomar conhecimento e assinar eletronicamente o contrato ou documento.

3º passo:
Acesse a plataforma com os dados que foram confirmados (CPF e senha) anteriormente no cadastro.

Ao lado do(s) documento(s) disponível(eis) para assinatura, terá o botão “Visualizar o Documento”. Após a leitura do documento, você deverá “Marcar como Lido”. Feito isso, o botão “Estou de Acordo” é habilitado o que permitirá a assinatura. Ao clicar nesse botão, para cada documento você receberá um código (token de segurança), via e-mail e/ou SMS. Digite este código e clique no botão “Assinar Documento”.

Pronto, o documento já foi assinado!
Posteriormente, pelo Setor da Funep que publicou o documento, será disponibilizada a cópia .pdf do contrato ou documento assinado, juntamente com o protocolo das assinaturas.

Caso os e-mails não estejam na Caixa de Entrada, verifique na caixa de spam ou lixo eletrônico. Caso estejam nessas caixas, é só habilitar o remetente como confiável.

Qualquer dúvida ou questão relacionada ao processo de assinaturas eletrônicas da Funep, por favor, entre em contato conosco pelo telefone (16) 3209-1300 ou pelo email assinaweb@funep.org.br.